Virtualização

Virtualização, basicamente, é a técnica de separar aplicação e sistema operacional dos componentes físicos. Uma máquina virtual possui aplicação e sistema operacional como um servidor físico, mas estes não estão vinculados ao equipamento e pode ser disponibilizado onde for mais conveniente.

Cada vez mais as empresas procuram formas de reduzir os custos e a complexidade do ambiente de TI, a virtualização tornou-se um componente chave para o desenvolvimento de uma estratégia eficiente na busca destes objetivos.

Algumas das vantagens e benefícios da virtualização:

Melhor Aproveitamento da Infraestrutura Existente
Ao executar vários serviços em um servidor ou conjunto de máquinas, pode aproveitar a capacidade de processamento dos seus equipamentos o mais próximo possível da sua totalidade.

Aumento de Capacidade e Diminuição do Parque de Máquinas
Com o melhor aproveitamento dos recursos já existentes, a necessidade de aquisição de novos equipamentos diminui, assim como os consequentes gastos com instalação, espaço físico, refrigeração, manutenção, consumo de energia, entre outros.
Uma máquina pode fazer o papel de três.

Utilização de Sistemas Antigos
Para os sistemas ainda essenciais às atividades da empresa, é apenas necessário virtualizá-los num sistema compatível com o seu ambiente.

Ambiente de Testes
É possível avaliar um novo sistema ou uma atualização antes de efetivamente implementá-la, diminuindo significativamente os riscos inerentes.
Alguns antivirus utilizam esta ferramenta para executar ficheiros.

Implementação Mais Rápida
Dependendo da aplicação, a virtualização permite uma implementação mais rápida, uma vez que a infraestrutura já está instalada.

Diversidade de Plataformas
Podem-se executar programas de ambientes diferentes no mesmo equipamento, um sistema iOS ou linux sobre ambiente microsoft, por exemplo.

Gerenciamento Centralizado
Dependendo da solução utilizada, a monitorização dos serviços em execução nas máquina virtuais é mais eficiente e rentável uma vez que o registo de eventos está centralizado numa única máquina fisica.

Segurança e Confiabilidade
Como cada máquina virtual funciona de forma independente, se um problema surgir em uma delas - como uma vulnerabilidade de segurança - não afetará as demais.

Migração e Ampliação Mais Fácil
Mudar o serviço de ambiente de virtualização, assim como, a ampliação da infraestrutura é uma tarefa rapida e simples.
Reduza os custos e inove na tecnologia!

Consulte a nossa oferta aqui e usufrua de múltiplas vantagens...